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Boas Práticas

Confira os conteúdos de boas práticas para proteção das informações corporativas e pessoais.

Duplo Fator de Autenticação (2FA)

Duplo Fator de Autenticação (MFA - 2FA)

Hoje em dia as pessoas estão se conectando a recursos organizacionais em cenários cada vez mais complexos. Elas se conectam por dispositivos corporativos, pessoais e públicos dentro e fora da rede corporativa usando smartphones, tablets, PCs e laptops, geralmente em várias plataformas. Nesse mundo sempre conectado, de vários dispositivos e plataformas, a segurança das contas de usuário é mais importante do que nunca. As senhas usadas em dispositivos, redes e plataformas, não importa o quanto sejam complexas, são insuficientes para garantir a segurança das contas dos usuários, especialmente quando eles reutilizam senhas entre contas. Um phishing sofisticado e outros ataques de engenharia social podem resultar na publicação e venda de nomes de usuário e senhas na dark web.

Fonte Microsoft.

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O que é autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é um recurso oferecido por vários prestadores de serviços online que acrescentam uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação.

Se você usar apenas uma senha para autenticar um usuário, isso deixará um vetor inseguro para ataque. Se a senha for fraca ou se tiver sido exposta em outro lugar, será realmente o usuário entrando com o nome de usuário e a senha ou um invasor? Quando você precisar de uma segunda forma de autenticação, a segurança será aprimorada, pois esse fator adicional não será algo fácil de ser obtido ou duplicado por um invasor.

Um fator de autenticação é uma maneira de provar que você é quem diz ser ao tentar entrar. Por exemplo, uma senha é um tipo de fator, é uma coisa que você sabe. Os três tipos mais comuns de fatores são:

  • Algo que você sabe - como uma senha ou um PIN memorizado.
  • Algo que você tem - como um smartphone ou uma chave USB segura.
  • Algo que você é - como uma impressão digital ou reconhecimento facial.

Fonte Microsoft.

Como funciona?

Digamos que você entrará em sua conta de trabalho ou de estudante e insira seu nome de usuário e senha. Se isso for tudo o que você precisa, qualquer pessoa que conheça seu nome de usuário e senha poderá entrar como você em qualquer lugar do mundo!

Mas se você tiver o duplo fator de autenticação habilitada, as coisas ficam mais interessantes. Na primeira vez em que entrar em um dispositivo ou aplicativo, insira seu nome de usuário e senha como de costume, você será solicitado a inserir seu segundo fator para verificar sua identidade.

Se você está usando um aplicativo como segundo fator. Você abre o aplicativo em seu smartphone, ele mostra um número de seis dígitos criado dinamicamente, que é exclusivo do seu telefone, que você digita no site.

Se outra pessoa tentar entrar como você, no entanto, ela inserirá seu nome de usuário e senha e, quando for solicitado a fornecer esse segundo fator, ficará preso! A menos que eles tenham seu smartphone, eles não têm como obter esse número de 6 dígitos para inserir. E o número de 6 dígitos no Microsoft Authenticator muda a cada 30 segundos, portanto, mesmo se eles souberem o número que você usou para entrar na semana passada, eles ainda estão bloqueados.

Fonte Microsoft.

Habilitar Duplo Fator de Auntenticação (MFA - 2FA) no Microsoft 365

O procedimento a seguir descreve as ações necessárias para configurar o duplo fator de autenticação (MFA - 2FA) nas contas de usuários do Microsoft 365 e Office 365.

Assim que configurado, o segundo fator de autenticação será solicitado em todos os dispositivos nos quais a pessoa costuma acessar a conta: no notebook, desktop, smartphone ou tablet.

Configurando o Duplo Fator de Autenticação (MFA - 2FA)

Após o duplo fator de autenticação (MFA - 2FA) ser habilitada em sua conta, você deverá concluir a configuração acessando o Microsoft 365 via navegador ou entrando diretamente no endereço https://aka.ms/MFASetup (opens new window).

Caso você opte por utilizar o segundo fator de autenticação no seu smartphone (recomendado), antes de iniciar a configuração em sua conta você já pode instalar o Microsoft Autenticador no seu smartphone (caso você ainda não utilize este recurso).

Neste momento você não conseguirá ainda configurar o aplicativo. Ele só ficará disponível para uso no decorrer da configuração.

Para configurar a conta Office, siga os passos abaixo:

1) Acesse a sua conta do Office a partir de um navegador (Office.com (opens new window)). Se você estiver logado na conta, saia e efetue um novo logon.

2) Na tela onde aparece a mensagem Mais informações necessárias clique em Avançar.


3) Na tela Verificação de Segurança adicional => Etapa 01: Como devemos entrar em contato com você recomendamos o uso da opção Aplicativo Móvel.

4) Para configurar o duplo fator de autenticação com Aplicativo móvel, acesse o Microsoft Authenticator previamente instalado no seu smartphone.

5) Selecione uma das opções apresentadas e clique em Configurar.

6) Na próxima tela serão apresentadas as instruções sobre como configurar sua conta no aplicativo Microsoft Authenticator. Siga os passos e depois clique em Avançar.



7) Caso você tenha selecionado Receber notificações para a verificação (passo 5), será encaminhada uma notificação para o aplicativo que foi instalado no seu smartphone. Você deverá aprovar a entrada. Dependendo do dispositivo utilizado, a entrada poderá ser aprovada pelo uso de sua senha ou de biometria (depende da confifuração de seu smartphone).


Dica!

Se no passo 5 você selecionou a opção Usar código de verificação, você deverá ir no aplicativo que você instalou e verificar o código que foi gerado na sua conta e em seguida inserir no campo solicitado.


8) Na próxima tela você deve inserir um número de telefone para caso você perca acesso ao Aplicativo.


9) Para finalizar, basta clicar em Concluido.




Na próxima etapa serão solicitados dois métodos adicionais para que você não perca acesso à sua conta.

Recomendamos que você utilize os métodos telefone e email.




Configurando o Método Telefone:

  • Na opção Telefone de Autenticação está definido como +55 xxxxxxxx, clique em Verificar

  • Insira o seu número de telefone e depois clique em Enviar SMS para mim

  • Um código de verificação será enviado para seu telefone, digite esse código no campo solicitado e depois clique em verificar. Após a validação selecione a opção voltar





Configurando o Método Email:

  • Na opção Email de Autenticação não está configurado, clique em Configurar agora

  • Insira o seu email pessoal e depois clique em envie-me um email

  • Um código de verificação será enviado para seu email pessoal, digite esse código no campo solicitado e depois clique em verificar. Após a validação é selecionar a opção voltar

  • Configurados os dois métodos, é só clicar em concluir

Mais detalhes podem ser encontrados em: (opens new window)

Problemas Comuns

Há alguns problemas comuns com a verificação de dois fatores que parecem ocorrer com mais frequência do que gostaríamos. Listamos abaixo algumas soluções para os problemas que podem ocorrer:

Eu não tenho meu dispositivo móvel comigo

Isso acontece. Você deixou seu dispositivo móvel em casa e agora não pode usar o telefone para fazer a verificação. Entre em contato com o suporte da TI para obter ajuda.

Meu dispositivo foi perdido ou roubado

Se você perdeu ou teve seu dispositivo móvel roubado, execute uma das seguintes ações:

  • Entre usando um método diferente.
  • Entre em contato com o suporte da TI para obter ajuda e peça para limpar as suas configurações.

É altamente recomendável informar a perda ou o roubo ao Suporte técnico da sua organização. O Suporte técnico pode fazer as atualizações apropriadas na sua conta. Após suas configurações serem limpas, você será solicitado a registrar-se para autenticação de dois fatores na próxima vez que você entrar.

Fonte Microsoft

Alguém está tentando acessar a minha conta

Caso você receba no seu dispositivo móvel uma notificação para aprovar a entrada no Office 365 e não foi você que solicitou, sempre marque a opção NEGAR e depois selecione a opção Relatório. Marcando a opção relatório a equipe de segurança receberá alerta da tentativa de fraude.

 

Importante!

Caso receba a notificação para autorizar a entrada e não foi você quem solicitou, troque a sua senha imediatamente.

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